s Onde fica o banheiro?: novembro 2006

21 novembro 2006

Caganer

Aliás, por falar nisso, uma dica para quem vai a Barcelona nas próximas semanas: não deixe de comprar, nas feiras de Natal (há uma em frente à Catedral e outra na Sagrada Família), um caganer. Há também o caga-tió, mas esse é meio grande pra carregar. Eles são dois importantíssimos (e escatológicos) itens da tradição natalina catalã.
Clique aqui para saber mais sobre isso e sobre o que fazer em Barcelona no Natal e Ano-Novo.

Barcelona

Pois é, como eu tenho mania de Barcelona (pra quem não sabe, passa lá no meu guia: vouprabarcelona.blogger.com), dou o pontapé inicial a este serviço de utilidade pública orientando os apertados em solo catalão:

Como se sabe, o que orienta as decisões de um apertado é a pergunta: "Será que vai dar pra chegar lá?" Vou dar sempre as minhas dicas, portanto, considerando que o caso é grave o suficiente para causar suor frio e medo de passar vergonha mas não tanto que não dê pra caminhar algumas quadras (naquele passinho inconfundível).

Voltando à valorosa capital catalã:
Se você estiver na Ciutat Vella e no Passeig de Gràcia, a resposta para todos os seus problemas é El Corte Inglés. Há uma loja na Plaza Catalunya e outra no Portal del Ángel. Os banheiros de lá são limpos, com pouca gente e têm papel. Dá pra resolver qualquer questão com toda calma do mundo. O único (e gravíssimo problema) é que são difíceis de encontrar (talvez por isso tenham tão pouca gente). Se você tiver problemas de localização, desista dessa opção. Tentar entender em quais andares eles estão e depois lutar para achar a maldita porta escondida no meio de araras Calvin Klein é tarefa para mentes treinadas em orientação na selva. E, considerando o estresse do momento...

No resto da cidade, o melhor mesmo é apelar pra solução de ouro de todos os viajantes: redes de fast food. Se você é normal, é só entrar, fazer o seu despacho e ir embora, com cara de quem não se acha na menor obrigação de comprar alguma coisa. Se você for como eu, expie a sua culpa tomando uma água mineral a peso de euro numa mesinha junto à janela. Esse é um bom momento para escrever postais, não é mesmo? Com a vida assim, parecendo tãããão melhor de uma hora pra outra...

Entre as redes, a que eu prefiro é a Pans&Company. Talvez seja porque lá eu possa expiar a culpa com batatas bravas. Há também outra rede de sanduíches que se chama Bocatta, nos mesmos moldes. E, pra quem prefere familiaridade, o McDonald's está em toda a cidade.

Ah, não acredite naquele conto de banheiros públicos pagos em toda parte e que se desinfetam automaticamente a cada uso. Eles existem, mas são bem mais raros do que a sua necessidade. Quando você precisar, eles não estarão à mão.

Pra completar, os hipermercados e os shoppings, como ocorre em todo o mundo, têm banheiros em quantidade. O problema é que, como ocorre em toda Europa, eles não estão no centro da cidade, e é pouco provável que você inclua algum deles no seu roteiro turístico.

Ah, e a pergunta de ouro é:
"?Donde están los servicios?"
Ou, em catalão:
"On es el bany?"
Isso, é claro, se você conseguir falar catalão numa hora dessas...

McDonald's

Eu gostaria de lançar aqui uma campanha para que sejam reconhecidos os relevantes serviços prestados pelo McDonald's aos viajantes apertados de todo o mundo. Quem, na hora difícil, já não balbuciou o apelo "Por favor, onde tem um McDonald's"?

A idéia desse blog

Salve!
A idéia desse blog é ajudar apertados a encontrar alívio em todos os recantos do planeta. E você pode ser útil! Você sabe onde há um banheiro público acessível, vazio e limpinho na sua cidade ou em qualquer outra cidade do mundo? Não seja egoísta! Divida essa informação conosco, e você sentirá a imensa satisfação de ter ajudado mais um ser humano em apuros.

Envie a sua colaboração para luciane@terra.com.br
As dicas serão publicadas aqui, com crédito para o benfeitor (a menos que ele decline da honra).
Não esqueça de dar endereço completo das instalações sanitárias, dando, se possível, as informações básicas:
Tem fila?
Há papel?
Dá pra sentar na tampa?
Há tampa?


Reservamo-nos o direito de não responder perguntas que possam parecer pertinentes ao tema, mas que não tenham nada a ver com o propósito do blog (que é, convenhamos, humanitário). Referimo-nos a inclementes questões que assolam a sociedade, como a possibilidade de gravidez só-de-encostar-no-vaso, cuja alta relevância reconhecemos mas que não nos sentimos capazes de responder.