s Onde fica o banheiro?: Barcelona

21 novembro 2006

Barcelona

Pois é, como eu tenho mania de Barcelona (pra quem não sabe, passa lá no meu guia: vouprabarcelona.blogger.com), dou o pontapé inicial a este serviço de utilidade pública orientando os apertados em solo catalão:

Como se sabe, o que orienta as decisões de um apertado é a pergunta: "Será que vai dar pra chegar lá?" Vou dar sempre as minhas dicas, portanto, considerando que o caso é grave o suficiente para causar suor frio e medo de passar vergonha mas não tanto que não dê pra caminhar algumas quadras (naquele passinho inconfundível).

Voltando à valorosa capital catalã:
Se você estiver na Ciutat Vella e no Passeig de Gràcia, a resposta para todos os seus problemas é El Corte Inglés. Há uma loja na Plaza Catalunya e outra no Portal del Ángel. Os banheiros de lá são limpos, com pouca gente e têm papel. Dá pra resolver qualquer questão com toda calma do mundo. O único (e gravíssimo problema) é que são difíceis de encontrar (talvez por isso tenham tão pouca gente). Se você tiver problemas de localização, desista dessa opção. Tentar entender em quais andares eles estão e depois lutar para achar a maldita porta escondida no meio de araras Calvin Klein é tarefa para mentes treinadas em orientação na selva. E, considerando o estresse do momento...

No resto da cidade, o melhor mesmo é apelar pra solução de ouro de todos os viajantes: redes de fast food. Se você é normal, é só entrar, fazer o seu despacho e ir embora, com cara de quem não se acha na menor obrigação de comprar alguma coisa. Se você for como eu, expie a sua culpa tomando uma água mineral a peso de euro numa mesinha junto à janela. Esse é um bom momento para escrever postais, não é mesmo? Com a vida assim, parecendo tãããão melhor de uma hora pra outra...

Entre as redes, a que eu prefiro é a Pans&Company. Talvez seja porque lá eu possa expiar a culpa com batatas bravas. Há também outra rede de sanduíches que se chama Bocatta, nos mesmos moldes. E, pra quem prefere familiaridade, o McDonald's está em toda a cidade.

Ah, não acredite naquele conto de banheiros públicos pagos em toda parte e que se desinfetam automaticamente a cada uso. Eles existem, mas são bem mais raros do que a sua necessidade. Quando você precisar, eles não estarão à mão.

Pra completar, os hipermercados e os shoppings, como ocorre em todo o mundo, têm banheiros em quantidade. O problema é que, como ocorre em toda Europa, eles não estão no centro da cidade, e é pouco provável que você inclua algum deles no seu roteiro turístico.

Ah, e a pergunta de ouro é:
"?Donde están los servicios?"
Ou, em catalão:
"On es el bany?"
Isso, é claro, se você conseguir falar catalão numa hora dessas...

1 Comments:

Blogger Unknown said...

Ola, tudo bem?! Pode parecer a coisa mais estranha do mundo eu aparecer aqui no seu blog, mas é que eu tenho uma pergunta que nao me sai da cabeça.... E talvez vc seja minha unica salvação.. hehehe

DRAMA QUEEN MOMENT!

Mas eu preciso desesperadamente saber o nome daquela galeria no Passeig de Gracia onde tem aquele banheiro com as portas que escurecem, sabe?! Nossa, tipo, eu até agora nao me conformo de nao ter tirado uma foto daquele banheiro, e vivo em busca de uma foto do mesmo pra completar o meu album de viagem!!! heheeh, mas eu nao me lembro o nome da galeria, daí só uma pessoa EXTREMAMENTE esclarecida banheiristicamente falando pra me salvar... ehhe Abraços e valeu...

21/9/09 23:23  

Postar um comentário

<< Home